terça-feira, 21 de abril de 2015

REFLEXÃO - DEPRESSÃO

Depressão



“Toda a criação junta persiste em gemer e junta está em dores até agora”. (Rm 8;22). O sofrimento era grande quando isso foi escrito há mais de 2000 anos. Muitos se sentiam deprimidos. Portanto, foi dito aos cristãos: “Falai consoladoramente as almas deprimidas”.(1 Tes 5.14.)
Hoje, a aflição humana é ainda maior, e mais pessoas do que nunca estão deprimidas. Mas, deveria isso nós surpreender? Não, pois segundo a Bíblia estamos nos últimos dias.  “Sabe, porém, isto”, diz a Bíblia, “que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade, traidores, teimosos, enfunados de orgulho, mais amantes de prazeres do que amantes de Deus, tendo uma forma de devoção piedosa, mostrando-se, porém, falsos para com o seu poder; e destes afasta-te.” - 2 Timóteo 3:1-5. 
Alguns talvez argumentem que tais coisas já aconteceram antes na história humana, mas o fato é que nunca ocorreram na escala atual, não concorda que as aflições têm sido muito mais extensas do que em qualquer época anterior. Jesus predisse que nos últimos dias haveria angustia de nações e que os homens ficariam desalentados de temor e na expectativa das coisas que vem sobre a terra habitada. (Lc 21. 7-11),
 "Mestre", perguntaram eles, "quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal de que elas estão prestes a acontecer?"
Ele respondeu: "Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu!' e 'O tempo está próximo'. Não os sigam.
Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente".
Então lhes disse: "Nação se levantará contra nação e reino contra reino.
Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu.  (Mt 24.3-14)

 “ Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?"
Jesus respondeu: "Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo!' e enganarão a muitos. Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.
Tudo isso será o início das dores. "Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Naquele tempo, muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Leia o capítulo completo: Mateus 24

Quero citar alguns fatos que pode levar uma pessoa a uma situação de desequilíbrio mental. DEPRESÃO.
É comum as pessoas ficarem deprimidas quando sente prolongada ansiedade, medo, pesar ou outras emoções negativas.
A causa pode ser a morte de um ente querido, o divorcio, a perda de um emprego ou uma doença persistente.
As pessoas ficam também deprimidas quando desenvolve um sentimento de inutilidade; quando acham que são um fracasso e que decepcionam a todos.  No passado as pessoas tinham sentimentos similares, Jó foi por doenças e infortúnios pessoais; Jacó ficou deprimido por causa da suposta morte de seu filho José, recusava ser confortado e queria morrer; Elias por causa que Jezibel que queria matá-lo; Davi pelo seu filho que estava enfermo.
Hoje muitos ficam deprimidos por exigirem demais de si mesma procurando seguir uma rotina diária que ultrapassa sua capacidade metal, emocional e física. Pelo visto, o estresse junto com pensamentos e emoções negativas podem afetar o corpo e contribuir para um desequilíbrio  químico no celebro produzindo assim a depressão.
A ajuda que os deprimidos mais necessitam vem de se achegarem ao seu misericordioso Deus e aceitarem o convite de lançar seu fardo sobre Ele. (Mat 28.11) Ele pode realmente reavivar o coração dos que estão sendo esmigalho, Sl 55.22 “ Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te sustenta; nunca permitirá que o justo seja abalado. Isaias 57.15 “Porque assim diz o alto e sublime, que habita na eternidade, e cujo o nome é santo; Num  alto e santo lugar hábito, e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o coração dos contritos”. Assim, a Palavra de Deus incentiva a oração dizendo; “Lançai sobre Jeová toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. 1Pe 5.7. Sim, por meio da oração e da súplica, é possível a chegar-se a Deus e desfrutara de sua paz, que excede todo pensamento. Felipenses 4.6-7. “Não sejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecida diante de Deus que excede todo entendimento, guardará os nossos corações e os vossos sentimentos em Jesus Cristo”. Sl 16 -9 “ Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei, portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha alma; também a minha carne repousará segura.”
Meu caro amigo leitor se você estiver passando por este problema receba agora a unção destas palavras e seja curado e liberto em nome de Jesus.
Meu Deus e Pai das luzes, em nome de Jesus eu oro nesse instante para todos estes leitores que estão em uma situação similar. Senhor, de acordo com a tua palavra nós oramos pedindo que a sua mão forte e poderosa venha sobre estas vidas, dando paz, segurança, libertando-as deste tão tenebroso mal, DEPRESSÃO. Senhor, muito obrigado, pois sabemos que o Senhor responde as orações dos aflitos e contritos de espírito, por isso nós te louvamos.
Amém.




Pr. João Aparecido Colevatti   
Pastor Presidente e Coord. Homens
Igreja do Evang. Quadrangular- Barão de Cocais – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário